quarta-feira, 19 de junho de 2013

O heroísmo nosso de cada dia

"Viver (mais que apenas sobreviver) demanda alguma coragem, e por mais que às vezes não acreditemos, ela se constrói e se manifesta nas nossas pequenas atitudes do dia a dia."
Estamos vendo, nos últimos tempos, um aumento significativo na produção e no interesse por filmes de super-heróis. Estes filmes têm sido, em sua maioria, caracterizados por uma apresentação mais humana e próxima do real desses defensores da Terra. Certo, eles ainda voam, tem superforça e tudo o mais, mas o que mais tem atraído o grande público, acreditamos, é que eles estão sujeitos (e lidam) com situações e problemas tão comuns quanto os de todos nós. Ansiedade. Medo. Conflitos familiares. Solidão.  

Ser herói, não tem nada a ver, aqui, com ter superpoderes e salvar o mundo de perigosos vilões. O chamamos de heroísmo está muito mais ligado à coragem de fazer o que é necessário, a enfrentar os problemas mesmo quando parece não haver solução (ou esperança dela) em vista. Quase todas as sagas dos grandes heróis têm um arco de histórias onde o mocinho perde seus poderes, ou seus recursos tecnológicos ou, mesmo que eles se mantenham, precisam lidar com questões puramente humanas, onde a visão de raios-x não é necessariamente um fator decisivo. E então, tudo o que lhes resta é encarar as situações, mesmo sem poderes.

Sob essa perspectiva, podemos falar também do nosso cotidiano. Ou vamos dizer que não demanda muita coragem enfrentar a vida como ela se apresenta?

Podemos ser heróis por um dia

No mundo atual, violento, intolerante, onde são abundantes as dificuldades sociais e econômicas, é preciso ser muito herói para continuar acreditando em uma vida melhor. Para acordar cedo e encarar as dificuldades do trabalho. Para tolerar as "falhas" daqueles ao nosso redor. Para fazer frente a uma sociedade cada vez mais consumista e massificadora. Para olhar de frente nossas próprias limitações. Para ampliar nossa compreensão daquilo que é diferente. Para continuar fazendo o melhor, por nós mesmos e por aqueles que amamos. 


Viver (mais que apenas sobreviver) demanda alguma coragem, e por mais que às vezes não acreditemos, ela se constrói e se manifesta nas nossas pequenas atitudes do dia a dia.
O mundo precisa de mais heróis, e você pode ser um deles. Na verdade, já é. Mesmo sem uma capa e uma identidade secreta.

A imagem veio daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário